Projeto Politico Pedagogico
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
4 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A educação no Brasil é norteada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96 desde 1996. O Projeto Político Pedagógico (PPP) estabelece as diretrizes e busca conectar princípios da escola com as práticas da escola. Através do projeto toda a gente tem a chance de compartilhar os interesses que unificam a escola e a comunidade. Se você prestar atenção, as palavras que compõem o nome do documento dão a entender do que se trata.
É um projeto, visto que é um plano de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. Ele é também político porque a escola tem como objetivo formar cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, com sentido de responsabilidade social, e finalmente ele é pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
O projeto político pedagógico reflete a realidade da escola e da sociedade, onde cada um conhece seu papel para garantir a sua eficácia.
Para Muramoto (1991), trabalhadores que não se comunicam horizontalmente, para a reflexão de sua prática profissional, tendem a uma visão parcial, truncada do processo de trabalho, perdendo a possibilidade de controle sobre esse processo.
O projeto político pedagógico É um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo: professores, equipe técnica, alunos, seus pais e a comunidade como um todo, sendo por isso coletivo e intencional na medida em que reúne todos os personagens do seio escolar.
2 DESENVOLVIMENTO
Professores servem não só como educadores, mas também como mentores e modelos. Especialmente no mundo moderno, em que valores como o respeito pelos mais velhos, partilha e cooperação