Solomon
Gerenciar X Liderar
Gerente:
agiliza atividades e descobre maneiras de solucionar problemas técnicos; mediador de tensões que surgem; desenvolve alternativas apropriadas entre tempo, custo e escopo; inovam e fazem adaptações às constantes mudanças; atende às ameaças e às oportunidades não previstas e aloca recursos.
Precisam manter o projeto em andamento enquanto implementam os ajustes necessários ao longo do caminho. O bom gerenciamento traz ordem e estabilidade ao formular planos e objetivos, projetando estruturas e procedimentos, monitorando resultados contra os planos e corrigindo onde for necessário.
Líder: reconhecimento e articulação da necessidade de alterar a direção e a operação do projeto; alinhar as pessoas para a nova direção, motivando-as a trabalhar juntas.
Gerente de projetos deve reconhecer a necessidade de gerenciar as interfaces de um projeto e construir uma rede social que lhe permita descobrir o que precisa ser feito e obter a cooperação necessária para chegar lá.
Gerenciar as partes interessadas do projeto STAKEHOLDERS
Sucesso do projeto depende da cooperação de vários indivíduos; trabalho conjunto com inúmeros grupos diferentes. Um gerente de projetos deve compreender como esses grupos podem afetar o projeto e desenvolver métodos para gerenciar a dependência.
Equipe do projeto (ciclo 1): gerencia e termina o trabalho do projeto.
Gerentes de projetos (centro): competem uns com os outros por recursos e apoio da alta gerência.
Grupos de apoio administrativo (ciclo 2): serviços de apoio (RH, sistemas de informação, compradores, manutenção) que apresentam restrições e exigências sobre os projetos como a documentação de gastos e entrega precisa e oportuna de informações.
Gerentes funcionais (ciclo 2): responsáveis por alocar pessoal, resolver dilemas técnicos e inspecionar a finalização de segmentos para projetos internos. Cooperam até certo ponto, se preocupam em preservar seu status na