Sintese do Filme - Diamante de Sangue
Tendo como pano de fundo o caos e a guerra civil que dominou Serra Leoa no final década de 1990, com conflitos constantes entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR), Diamante de Sangue conta a história de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-mercenário do Zimbábue que se dedica a contrabandear diamantes para a Libéria, de onde são vendidos a grandes corporações, e Solomon Vandy (Djimon Hounsou), um humilde pescador da etnia Mende.
Tudo começa quando Solomon, que foi separado da família em um dos ataques do grupo rebelde FUR (Força Unida Revolucionária) e forçado a trabalhar nos campos de diamante, encontra a pedra extraordinária, um raro e grande diamante rosa e se arrisca a escondê-lo em um pedaço de pano e o enterrando, certo de que, se for descoberto, será morto na hora. Mas ele também sabe que com o diamante poderia não salvar a esposa e as filhas de uma vida de refugiadas, como também ajudar a resgatar seu filho de um destino muito pior como soldado infantil.
Descoberto por um integrante da FUR quando enterrava o diamante, no exato momento ocorre um ataque do governo, que faz com que Solomon, vários trabalhadores e rebeldes sejam presos. Ao chegar à cadeia lá está Danny Archer, que ouve o integrante da FUR acusar Solomon de ter escondido o diamante e se interessa pela história. Ao deixar a prisão Danny faz com que Solomon também saia, propondo-lhe um trato: que ele mostre onde o diamante está escondido, em troca de ajuda para que possa encontrar sua família.
Então surge Maddy Bowen (Jennifer Connelly), uma jornalista americana idealista que está em Serra Leoa para desvendar e reunir o máximo de informações sobre o tráfico de diamantes que são contrabandeados para os países ocidentais expondo a cumplicidade dos chefes da indústria das pedras, que optaram pelo lucro no lugar dos princípios.
Daí em diante, começa a perigosa aventura dentro do território rebelde à procura do tão