12 anos escravo
Tema: Direitos Humanos
Subtema: A Escravatura e o Racismo
O trabalho que vou apresentar fala sobre os dois grandes temas que demos ao longo do ano, a ética porque todo o filme fala dos direitos humanos e de como o ser humano os desrespeita, e fala também sobre a estética porque o cinema é uma forma de arte.
Eu escolhi este filme porque, em primeiro lugar acho que a escravatura e o racismo são dois aspectos muito negativos na sociedade, e que devem ser levados em conta por cada um de nós. Como seres humanos, somos todos iguais, e todos merecemos os mesmos direitos independentemente da nossa etnia. Em segundo lugar achei a história cativante e sei que é um filme que ganhou vários prémios, nomeadamente o de melhor filme.
12 Anos escravo é um filme é de drama épico e histórico. É uma adaptação da autobiografia Solomon Northup, um negro livre nascido no Estado de Nova Iorque que foi sequestrado em Washington, D.C. em 1841, e vendido como escravo. Ele trabalhou em plantações no estado de Louisiana por 12 anos antes de voltar a conseguir a sua libertação. O filme foi escrito por John Ridley e dirigido por Steve Mcqueen.
O filme conta-nos a história de Solomon Northup, um homem negro, livre que vive em Saratoga Springs, Nova Iorque, com a sua mulher e com dois filhos, uma menina e um menino muito pequenos ainda. Solomon Northup era um homem culto, que gostava de tocar violino e fazia isso como sustento para a sua família.
É então que Solomon é contratado por dois homens, para tocar como violinista no circo deles. Estes dois homens planeiam uma emboscada, enganam Solomon e vendem-no como escravo.
Ao longo de 12 anos ele é mantido em escravidão, é vendido para várias fazendas, trabalhando em plantações de algodão e cana-de-açúcar.
Ele começa por trabalhar numa fazenda em que o seu “dono” lhe dá algumas condições embora escravo. Mas Solomon é um homem culto e começa a destacar-se entre os outros negros, pelas suas ideias e forma de pensar. Isso foi