solo
Esta atividade discursiva vale uma porcentagem em sua frequência neste ED, antes de respondê-la, estude o texto teórico e o complementar, anexos a esta atividade.
1) O registro e o controle de frequência são feitos automaticamente pelo Portal
Universitário. Dessa forma, a sua frequência somente será registrada através da publicação correta da atividade. Portanto, não se esqueça de salvar e publicar a atividade ao concluir a tarefa.
2) O manual do aluno traz informações importantes, sobre os Estudos Dirigidos. Leiao com atenção e consulte-o sempre que tiver alguma dúvida.
3) Ao redigir as suas respostas às questões dissertativas, espera-se que você elabore textos com no mínimo 3 parágrafos, que contenham introdução, desenvolvimento e a conclusão. Textos em formatos de tópicos, por exemplo, não atenderão à estrutura de elaboração das respostas.
Boa Atividade!
Conceito de Solo
“Solo vem do latim "solum" e é a porção da superfície terrestre onde se anda e se constrói etc. Material da crosta terrestre, não consolidado, que ordinariamente se distingue das rochas, de cuja decomposição em geral provém, por serem suas partículas desagregáveis pela simples agitação dentro da água”.
Fonte: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Básico da Língua
Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p. 214.
Assista ao vídeo abaixo sobre formação e importância do solo.
Fonte: Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=E-xUoRqi7eQ>. Acesso em: 21 jun. 2015.
O conceito de solo para Ferreira (1988) é amplo, podendo ter outras definições de acordo com a utilização desse recurso. No vídeo, podemos perceber a diferença do solo para os ambientes: rural e urbano. Como pode ser definido e quais as principais características que diferenciam os solos para cada um desses ambientes? O texto a seguir são fragmentos do artigo “Educação em solos: princípios, teoria e métodos”. Leia atentamente o texto para responder à questão proposta.
A relação do