Solo
1 INTRODUÇÃO 3
2 DEFINIÇÃO 4
3 FORMAÇÃO: 4
4 DEGRADAÇÃO DO SOLO 5
5 SOLOS BRASILEIROS 6
6 CONCLUSÃO 7
1 INTRODUÇÃO
O solo é a parte superficial da terra, ele é essencial para a vida humana e base da maioria dos alimentos. Suporta as aglomerações humanas e fornece matérias-primas. O solo sofre degradações por muitas causas. No Brasil são encontrados tipos diferentes de solo em determinadas regiões.
2 DEFINIÇÃO
O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, é um complexo composto de materiais minerais e orgânicos onde se desenvolve muitas plantas, vive uma grande variedade de animais e sendo essencial na agricultura para fins de trabalho e cultivo.
Para a geografia, em particular a pedologia que é a ciência que trata do estudo do solo, considera solo a parte natural e integrada à paisagem que dá suporte às plantas que nele se desenvolvem. O solo, como um organismo vivo, constituído de três aspectos: físico, químico e biológico, ele oferecer tudo que as plantas necessitam para um bom desenvolvimento – ar, água e nutrientes, nas quantidades e nas épocas certas.
3 FORMAÇÃO:
O solo é formado, num processo contínuo, pela desagregação e decomposição das rochas, em um processo chamado de intemperismo. A ação destes fatores irá definir suas características e propriedades físicas que separaram os diferentes tipos de solos. Os principais agentes que promovem a transformação da rocha em solo são as variações de temperatura, a percolação de água, a ação dos ventos, a variação da umidade do solo e a presença da fauna e da flora.
O solo é constituído de matéria orgânica formada por restos vegetais e animais não decompostos e pelo produto desses restos depois de decompostos por microrganismos. O produto resultante dessa decomposição é o húmus, que é uma camada fértil, a melhor para o plantio, e é nessa camada que as plantas encontram alguns sais minerais e água para se desenvolver.
4 DEGRADAÇÃO DO SOLO
É o processo pelo qual o solo vai se