Solo nazare
A grande maioria dos seus solos é pobre em húmus, componente orgânico, resultante da decomposição microbiana de resíduos de animais e plantas que trazem muitos benefícios, tais como: Melhora nas propriedades físicas do solo, promove a liberação de nutrientes lentamente, tornando a adubação mais eficaz e duradoura, retém a umidade do solo por mais tempo, dentre outras.
Os minerais mais comuns são o granito e quartzo, sendo que há também argila adequada à produção de cerâmica de tijolos e telhas, apresenta textura média e argilosa classificado em: * Podzólico * Brunizem não Calcário * Latossolo. * Solos aluviais
1) PODZÓLICO: Podzólicos ou Argissolo são solos minerais ricos em ferro, não - hidromórficos, profundos, tendem a apresentar maior fertilidade natural e potencial do que os Latossolos são desenvolvidos basicamente a partir de produtos de intemperização da rocha arenito, formando então horizontes bem distintos, com características bem definidas como:
- Horizonte A: Esta na superfície e apresenta grande quantidade de matéria orgânica.
- Horizonte E: É o intermediário, acontece perda de argila, ferro e matéria orgânica sendo então constituído por quartzo com coloração clara.
- Horizonte Bt: Contém maior quantidade de argila sendo então chamado de horizonte B textural tornando o solo menos permeável, propenso a erosão hídrica. Esses solos geralmente são considerados solos com drenagem moderada até baixa. Pode - se apresentar na