Solidario
HOMEM CULTURA E SOCIEDADE
SOLIDARIEDADE
NILVA FERREIRA DE JESUS
Rondonópolis/MT
2011/2
NILVA FERREIRA DE JESUS
HOMEM CULTURA E SOCIEDADE
Prova oficial à disciplina de Homem, Cultura e Sociedade, do Curso de Ciências Contábeis, sob a orientação Ms Lilian Perboni, para obtenção da nota do 2º Semestre Turma “Sala 307”.
Rondonópolis/MT
2011/2
Ser Solidário
A solidariedade é um valor ético que devemos viver. Todos somos solidários, podem até não ter consciência disso, sem a solidariedade a sociedade não poderia existir, seria um salve quem puder. Basta analisar o nosso dia a dia, ao acordar pela manhã tomamos café, bebemos leite, comemos queijo ou frutas;
Alguém foi solidário ao produzir esses alimentos, quem trabalha no campo foi solidário ao criar a vaca, plantar o trigo para fazer o pão e produzir as frutas. Neste caso, somos solidários com o trabalhador do campo ao comprar esses alimentos; ou seja, tudo é uma troca.
Solidariedade é uma questão de educação, por isso deveria haver nas escolas uma disciplina obrigatória de cidadania, para que jovens cresçam com a preocupação com seu próximo. Principalmente agora que os casais estão optando por um filho, no máximo dois, as crianças crescerão mais egoístas se não houver conscientização de respeito e solidariedade ao próximo.
1.
Hoje, para maioria das pessoas, não existe em seu dicionário a palavra solidariedade ou talvez seu significado não esteja bem claro. Praticar a solidariedade não é doar só quando se lembra, não é dar comida a quem tem fome, não é dar água para quem tem sede, é dedicar parte de seu tempo para quem precisa de ajuda. A doação faz parte das inúmeras coisas que podemos fazer na hora de sermos solidário. Não é a doação que lhe faz solidária, e sim a vontade de ajudar ao próximo.
Ninguém é