Soldagem
Definição, características e processos de soldagem.
SENAI Euvaldo lodi/CPF
19/04/2013
Alunos: Daniel Magni, Davi Nascimento, Tales Diniz.
Sumario
Introdução.....................................................................................3
Aplicação.......................................................................................4
Vantagens e desvantagens............................................................5
Tipos de solda................................................................................6
Conclusão......................................................................................8
Introdução
Este trabalho vem apresentar a solda como tema base, tendo em seu conteúdo a definição, aplicação, por que se usa a solda e os tipos mais usados.
A solda pode ser definida como uma união de peças metálicas, onde suas superfícies se unem pelo processo de calor e/ou pressão. Como por exemplo, as soldas: TIG, MIG/MAG, Pressão, Fusão, Oxiacetileno, Arco elétrico. e tem como principal características a redução de peso, economia de tempo e melhor fluxo de força.
Aplicação
A Soldagem é o processo de união de materiais (particularmente os metais) mais importante do ponto de vista industrial sendo extensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de pressão, etc.). Existe um grande número de processos de soldagem diferentes, sendo necessária a seleção do processo (ou processos) adequado para uma dada aplicação.
A solda e aplicada para a união de duas ou mais peças, sendo elas metálicas ou não, e se possível iguais ou no mínimo semelhantes em termos de composição.
Através da solda as peças são unidas por um material de adição ou então pelo seu próprio material, também igual por termos e características. Para que os metais se fundem na região da solda, o metal