Terapia cognitiva comportamental
Psicologia da saúde é o conjunto de contribuições educacionais, científicas e profissionais específicas da Psicologia, utilizadas para a promoção e manutenção da saúde. Prevenção e tratamentos de doenças, identificação da etiologia e diagnóstico (de problemas) relacionados a saúde, doenças e disfunções para a análise do sistema de atenção à saúde e formação de politicas de saúde.
A psicologia da saúde é uma área nova que foi desenvolvida principalmente a partir da década de 70. Um dos fatores que está relacionado ao seu desenvolvimento é a falha no modelo biomédico em explicar de forma adequada a saúde e a doença.
Os procedimentos utilizados na psicologia da saúde aplicam-se através de métodos e modelos utilizados na psicologia científica.
Segundo Stone (1991) Psicologia da saúde é qualquer aplicação teórica ou prática da psicologia a problemas ou temas associados ao sistema de saúde.
A aplicação do conhecimento e técnicas da psicologia visando a promoção e manutenção da saúde física e mental das pessoas, assim como a prevenção, avaliação e tratamento de todas as formas de doenças físicas e mentais, nas quais influencias psicológicas contribuem para o desenvolvimento e manutenção do problema ou podem aliviar o sofrimento ou a própria disfunção.
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS
Pesquisas apontam que o comportamento e o estilo de vida dos indivíduos podem interferir significativamente sobre o desenvolvimento ou a exacerbação de doenças.
Alguns países com uma politica bem definida sobre promoção de saúde podem contar com programas dirigidos a crianças e adolescentes orientando a mudança no comportamento para obtenção de saúde através de adesão ou aumento da prática de atividades físicas, redução da vida sedentária, aprimoramento da nutrição, redução do uso do tabaco, abuso do álcool assim como de outras drogas e incentivo da prática de sexo seguro.
Por outro lado algumas