Soldagem
Soldagem
Soldagem em Tubulações
Natal – RN
30 de junho de 2009
Thiago Oliveira de Souza
RELATÓRIO REFERENTE À CONCLUSÃO DA DISCIPLINA
Trabalho apresentado ao curso de graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para fins avaliativos, na disciplina de Soldagem, ministrada pelo professor ROBERTO CAVALCANTE DE MENEZES.
Natal – RN
19 de maio de 2010
Sumário
INTRODUÇÃO 5
APRESENTAÇÃO 6
VARIÁVEIS NO PROCESSO DE SOLDAGEM 7
TIPO DE JUNTA 7
CARACTERISTICAS DO ELETRODO 8
ETAPAS NO PROCESSO DE SOLDAGEM 8
PROCEDIMENTOS 9
CARACTERISTICAS DOS PASSES 9
OS CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO 10
CONCLUSÃO 11
ANEXOS 12
BIBLIOGRAFIA 13
1- 2- INTRODUÇÃO
Diariamente, incontáveis quilômetros de tubulações de aço são construídos no mundo para os mais variados usos industriais e civis.
As tubulações formam verdadeiras redes, comparáveis a sistemas de rodovias que, embora não tão óbvio, são definitivamente muito mais complexas e transportam fluidos que se tornaram essenciais para nós.
O principal processo de soldagem utilizado na instalação de tubulações é a soldagem manual com eletrodo revestido que, graças a sua facilidade e versatilidade, é ainda o mais usado.
A premissa deste trabalho é satisfazer às necessidades dos profissionais que pode trabalhar na área de soldagem, mas, particularmente, fornecer aos usuários deste projeto informações úteis e uma sólida base operacional, relativamente aos processos, materiais de adição e equipamentos de soldagem.
3- APRESENTAÇÃO
O problema proposto é a soldagem de uma tubulação de xxxmm de diâmetro e uma espessura de 9,5mm utilizando um Eletrodo Revestido do tipo OK 22.45P.
O trabalho consiste numa pesquisa para satisfazer as necessidades básicas da