Cardiovascular
CAMPUS PROFª CINOBELINA ELVAS – CPCE
CURSO: BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: IMUNOLOGIA VETERINÁRIA
IMUNODIAGNÓSTICO
ACADÊMICOS:
ADAILMA OLIVEIRA
ANDRIELLE GOMES
GILMARA MUNIZ
FERNANDA CARVALHAL
SAMARA CASTRO
TASMÂNIA ARNHOLD
BOM JESUS - 2013
INTRODUÇÃO
O termo imunodiagnóstico deriva da união da palavra imune, que provém do latim imune = (que tem imunidade, isento ,livre). Com a palavra diagnostikós= capaz de dicernir. Para se referir ao conhecimento ou determinação de componentes do sistema imune e/ou a eles relacionadas.
Principais características das Respostas Imunes Adquiridas: Especificidade conferida por duas moléculas principais: TCR presente na membrana de linfócitos; Anticorpos produzidos por linfócitos B, presentes na membrana de linfócitos B e na forma secretada, solubilizados em diversos fluidos corporais. As principais isotipos de anticorpos IgM, IgG, IgA, IgE e IgD. A IgM IgG encontrado em maior concentração no soro, de obtenção mais fácil, sofre maturação de afinidade IgA IgE IgD. Principais características dos Ensaios que utilizam Anticorpos: Especificidade: Característica que indica que o teste em questão identificará somente o antígeno ou o anticorpo desejado. Quanto maior a especificidade, menor a ocorrência de resultados falsos-positivos, menor a ocorrência de reações cruzadas. Dependente do tipo de anticorpo e antígeno empregado no teste, e do sistema de detecção da interação Ag-Ac. Sensibilidade: Característica inerente ao método estreitamente relacionada com a quantidade mínima de antígeno ou anticorpo que poderá ser detectada Estreitamente ligada ao sistema de amplificação e detecção da interação Ag-Ac. Métodos enzimáticos, radioativos, fluorescentes, quimioluminescentes.
Fatores a serem analisados na escolha do método: Sensibilidade; Especificidade (confiabilidade de resultados); Custo; Disponibilidade de material; Segurança; Aplicabilidade à amostra