soldagem
CODIGRED: 4444M TURMA: 370
PROFESSOR: José Navajas Fazzi
SOLDAGEM
TEMA: Atividades práticas soldagem com eletrodo revestido
Cristian SilvaSouza
Porto Alegre, 07 de novembro de 2014.
INTRODUÇÃO
O processo de soldagem por arco elétrico com eletrodo revestido consiste, basicamente, na abertura e manutenção de um arco elétrico entre o eletrodo revestido e a peça a ser soldada.
O arco funde simultaneamente o eletrodo e a peça. O metal fundido do eletrodo é transferido para a peça, formando uma poça fundida que é protegida da atmosfera (O2 e N2) pelos gases de combustão do revestimento. O metal depositado e as gotas do metal fundido que são lançadas, recebem uma proteção adicional através do banho de escória, que é formada pela queima de alguns componentes do revestimento
Esse relatório tem por objetivo descrever o passo a passo do processo, desenvolvido durante as aulas praticas. Parâmetros utilizados, dificuldades encontradas e procedimento durante a soldagem.
DESENVOLVIMENTO
Equipamentos utilizados: Para a realização da prática de soldagem com eletrodo revestido utilizou-se os seguintes equipamentos: fonte de energia, cabos de interligação (cabos de solda do eletrodo e cabo terra), porta-eletrodos (ou tenaz, conecta o cabo de solda e conduz a corrente de soldagem até o eletrodo), terminal terra fixo na bancada.
As ferramentas utilizadas na limpeza e remoção de escória da peça foram a picadeira (ou martelo de picar) e a escova de aço. Os EPI’s utilizados foram elmo de solda com filtro de proteção UV, casaco de couro e luvas.
Consumíveis utilizados no Processo:
Eletrodo consumível E6013(revestimento rutílico)
Eletrodo especial de aço carbono, com revestimento rutílico para construção e soldagem de chapas finas e trabalhos, que requeiram baixa penetração.
Indicado para caldeiras em geral, tubulações, chapas