Soldagem
Nome
Relatório das Técnicas de Laboratório
Processo de Fabricação I e Soldagem/Fundição
Coronel Fabriciano – MG
Setembro/2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS – UNILESTE MG
Relatório apresentado ao curso de Engenharia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais UNILESTE como requisito para aprovação parcial em Processo de Fabricação I na pratica de Fundição e soldagem ministrado pelo professor Reginaldo Pinto Barbosa.
Componentes:
Coronel Fabriciano – MG
Setembro/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A primeira parte da prática foi direcionada aos cuidados com a segurança e para os principais EPI’s a serem utilizados no laboratório durante a realização do processo de soldagem. Dando sequência com a apresentação da maquina de solda e os procedimentos para desenvolvimento de abertura de arco e a realização de solda de deposição sobre chapas.
2.OBJETIVO GERAL
A aula ministrada pelo orientador Reginaldo Pinto Barbosa teve como objetivo levar os alunos a manter o cordão de solda com a mesma espessura e o mais reto possível cobrindo a superfície central de uma chapa.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
Maquina ESB 220 v – arc 426;
Eletrodo revestido – E6013 consumível, diâmetro de 2,5 mm;
Chapa de espessura – 6 mm;
Escova de arame
Martelo para solda
Equipamentos de segurança utilizados:
Mascara;
Luvas;
Óculos de proteção
Avental
Mangote
Sapato fechado
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foi dada uma placa para que os componentes do grupo treinassem a abertura de arco e controle de tensão. Em seguida o aluno foi escolhido para realizar o procedimento.
Aplicou-se a solda na posição mais larga de uma chapa determinada pelo professor orientador utilizando-se um eletrodo revestido E6013 consumível, diâmetro de 2,5 mm , em que a maquina ESB