slide
Para o alto e avante! Mecanismo único permite que um inseto salte mais de cem vezes sua própria altura.
Um inseto de apenas seis milímetros de comprimento é capaz de pular proporcionalmente mais alto que qualquer outro animal na natureza. O salto da cigarra da espuma (Philaenus spumarius) pode chegar a 70 centímetros – mais de 100 vezes sua própria altura. Isso seria o equivalente a um homem que saltasse uma altura de 200 metros, ou um prédio de cerca de 70 andares. A execução dos enormes saltos da cigarra da espuma requer uma grande quantidade de energia, que não pode ser obtida pela contração direta dos músculos em um curto espaço de tempo. A força muscular do inseto é gerada lentamente antes do pulo e é estocada. Assim que os músculos da cigarra geram força suficiente para o salto, ela ‘solta’ suas pernas, que disparam como um gatilho e a projetam no ar.
Disponível em: Acesso em: 15 set. 2009. (Adaptado)
Sobre o assunto do texto, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
1) A fonte primária de energia dos músculos provém da molécula de adenosina trifosfato (ATP), presente nas células.
2) A energia necessária para o movimento descrito é gerada pela musculatura do tipo lisa, já que o movimento é lento e contínuo.
4) A cigarra mencionada no texto (Philaenus spumarius) é um artrópode, pertencente ao grupo dos aracnídeos.
8) Os mecanismos de produção de energia na célula envolvem a participação direta de organelas celulares, como os lisossomos.
16) O exemplo de movimento citado no texto (salto) é incomum e pode parecer desnecessário entre os insetos, já que todos possuem asas e podem voar.
32) Em geral uma contração muscular é resultado da interação entre filamentos contráteis que deslizam em direções contrárias.
Conteúdo Administração
Artes
Astronomia
Biografias
Biologia
Ciências
Curiosidades
Direito
Doenças
Drogas
Economia
Educação
Espanhol
Esportes
Filosofia
Física
Geografia
História