Soldagem
Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Introdução à Metalurgia da Soldagem
Paulo J. Modenesi
Paulo V. Marques
Dagoberto B. Santos
Belo Horizonte, maio de 2006
Nota de Apresentação:
A soldagem é o mais importante processo industrial de fabricação de peças metálicas.
Processos de soldagem ou processos afins são também utilizados na recuperação de peças desgastadas, para a aplicação de revestimentos de características especiais sobre superfícies metálicas e para corte. O sucesso da soldagem está associado a diversos fatores e, em particular, com a sua relativa simplicidade operacional. Por outro lado, apesar desta simplicidade, não se pode esquecer que a soldagem pode ser muitas vezes um processo
“traumático” para o material, envolvendo, em geral, a aplicação de uma elevada densidade de energia em um pequeno volume do material, o que pode levar a alterações estruturais e de propriedades importantes dentro e próximo da região da solda.
O desconhecimento ou a simples desconsideração das implicações desta característica fundamental pode resultar em problemas inesperados e, em alguns casos, graves. Estes problemas podem se refletir tanto em atrasos na fabricação ou em gastos inesperados, quando o problema é prontamente detectado, ou mesmo em perdas materiais e, eventualmente, de vidas, quando o problema é levado às suas últimas consequências.
Além de aspectos metalúrgicos, a engenharia de soldagem envolve conhecimentos em diferentes áreas como a física, química, eletricidade e eletrônica, mecânica, higiene e segurança. Estes aspectos não serão considerados neste texto.
Este texto foi desenvolvido com base em diferentes disciplinas ministradas pelos autores nos cursos de Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Pós-graduação em Engenharia
Metalúrgica e de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais. Os capítulos 1 e 3 foram escritos em conjunto pelos professores P. J. Modenesi e P.