soldagem
IFPE – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
ALUNA: Polliany Lira
PROFº: Thiago
IFPE – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
ALUNA: Polliany Lira
PROFº: Thiago
TRABALHO DE SOLDAGEM
1. DEFINA SOLDAGEM.
Processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, baseada na ação de forças em escala atômica semelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usadas industrialmente.
2. DEFINA SOLDABILIDADE.
Por soldabilidade entende-se a facilidade com que uma junta soldada é fabricada de tal maneira que preencha os requisitos de um projeto bem executado. Para facilitar a compreensão, é possível desdobrar o conceito de soldabilidade em soldabilidade operacional, soldabilidade metalúrgica e soldabilidade em serviço.
3. DEFINA ZTA.
É a região da solda que não se fundiu durante a soldagem, porém teve sua microestrutura e propriedades alteradas calor induzido pela soldagem ou operações de corte. O calor do processo de soldagem e posterior resfriamento faz com que aconteça a alteração na área circundante da solda. A extensão e magnitude da mudança de propriedade depende principalmente do material de base, o metal de enchimento de solda, e a quantidade e concentração de entrada de calor pelo processo de soldagem.
4. DEFINA METAL DE ADIÇÃO.
Um metal de adição é um metal adicionado na produção de uma junta através de soldagem, brasagem ou soldagem a frio. Quatro tipo de metais de adição existem eletrodos revestidos, eletrodo de arame ou haste, eletrodo tubular e fluxos de soldagem. Algumas vezes eletrodos não consumíveis são incluídos dentre estes, mas dado que estes metais não são consumidos pelo processo de soldagem, eles são normalmente excluídos, pois não são adicionados.
5. DEFINA PASSE DE SOLDAGEM.
Progressão unitária da soldagem ao longo de uma junta, depósito de solda ou