soldagem
Tecnologia Industrial Básica termo conhecido como TIB, que foi criado em 1984 visando à formação de um conjunto de abordagem que de forma estratégica poderia impulsionar e organizar o setor industrial, tornando-o mais competitivo.
Essa organização foi fundamental a partir da década de 90, onde a indústria brasileira buscava um novo patamar de competição, com a abertura da economia brasileira para a concorrência internacional.
Importância da TIB para o desenvolvimento país.
O conceito de TIB envolve as áreas Metrologia, Normalização, Regulamentação Técnica e Avaliação da Conformidade, que hoje é claramente discutido e de fato entendido serem técnicas fundamentais para a organização da sociedade como um todo, dando suporte a diversos setores da economia.
Essa organização “oferecida” ou apresentada pela TIB é abrangente buscando expansão e melhoria da infraestrutura tecnológica, com o papel estruturante na produção de bens e serviços e seu impacto no fluxo internacional do comércio.
A penetração deste conceito influência vários setores como: comércio interno e externo, relações internacionais, produção de produtos, prestação de serviços, impacto ambiental, responsabilidade social, inovação e aplicação de conhecimento, agricultura, propriedade intelectual, segurança industrial, saúde ocupacional, entre outras. Tudo isso faz parte das vertentes de qualidade, inovação e competitividade, proposto pela TIB.
Nenhum país investe em alguma coisa que não se sente seguro, por isso, para haver relações comerciais é essencial que o produto tenha alguma espécie de qualificação e certificação. Essa certificação deve ser feita de forma padronizada, com equipamentos calibrados e os ensaios acreditados de forma unilateral por auditores, com transparência no processo de regulamentação.
Com isso pode perceber que, para a estratégia de um país para a expansão no comércio internacional tem que levar necessariamente em conta a infraestrutura tecnológica, de serviços,