Soldagem
A soldagem é uma área do conhecimento de grande importância tecnológica, que tem interfaces com inúmeras outras ciências naturais e humanas, desde a física e química até a psicologia e a administração.
Neste relatório procurou-se dar uma visão ampla dos fundamentos e da tecnologia da soldagem, abordando seus diversos aspectos. O principal objetivo do grupo foi preparar uma apresentação de soldagem de nível técnico e superior, enfatizando os fundamentos, mas sem deixar de incluir informações básicas e de extrema importância, como a segurança do operário que faz do uso da soldagem seu instrumento de trabalho.
A apresentação, bem como o relatório está dividida em duas partes, que podem ser consultadas de forma isolada, mas para melhor compreensão ela deve ser considerada como um todo.
2. SOLDAGEM 2.1 DEFINIÇÃO:
Antigamente, a soldagem era definida como sendo uma “junção dos metais por fusão”, porém atualmente ela é modernamente definida como sendo a operação que visa à união de duas ou mais peças, assegurando na junta, a continuidade das propriedades físicas e químicas. O termo continuidade, para esta conceituação, significa que as propriedades nas juntas devem ser constantes ou variáveis continuamente, isto é, sem saltos. Atualmente trabalha-se com a soldagem de diversos materiais, incluindo, além dos tradicionais, os plásticos e os vidros. A Soldagem, portanto, é o processo de união de materiais (particularmente os metais) mais importante do ponto de vista industrial sendo extensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de pressão, etc.).
2.2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS:
Para melhor entendimento do conceito fundamental que a soldagem