Soldagem
Eletromecânica – Módulo 4
Disciplina: Soldagem
Descontinuidade - Definição
Designa-se como descontinuidade a qualquer interrupção da estrutura típica (ou esperada) de uma junta solda. Neste sentido, pode-se considerar, como descontinuidade, a falta de homogeneidade de características físicas, mecânicas ou metalúrgicas do material ou da solda. A existência de descontinuidades em uma junta não significa necessariamente que a mesma seja defeituosa. Esta condição depende da aplicação a que se destina o componente e é, em geral, caracterizada pela comparação das descontinuidades observadas ou propriedades medidas com níveis estabelecidos em um código, projeto ou contrato pertinente. Assim, considera-se uma junta soldada contém defeitos quando esta apresenta descontinuidades ou propriedades (neste caso, defeitos) que não atendam ao exigido, por exemplo, por um dado código. Juntas defeituosas precisam, em geral, ser reparadas ou, mesmo, substituídas.
Descontinuidades em Juntas Soldadas
Abertura do arco - imperfeição local na superfície do metal de base resultante da abertura do arco elétrico.
Ângulo excessivo de reforço - ângulo excessivo entre o plano da superfície do metal de base e o plano tangente ao reforço de solda, traçado a partir da margem da solda.
Cavidade alongada - vazio não arredondado com a maior dimensão paralela ao eixo da solda.
Concavidade - reentrância na raiz da solda.
(a) Central, situada ao longo do centro do cordão (b) Lateral, situada nas laterais do cordão.
Concavidade excessiva - solda em ângulo com a face excessivamente côncava.
Convexidade - solda em ângulo com a face excessivamente convexa.
Deformação angular - distorção angular da junta soldada em relação à configuração de projeto exceto para junta soldada de topo (ver embicamento).