Soldagem
A soldagem está intimamente ligada às mais importantes atividades industriais que existem no mundo moderno: construção naval, ferroviária, aeronáutica e automobilística, caldeiraria, construção civil metálica, indústria metalúrgica, mecânica e elétrica. Na verdade, é rara, se é que existe, a indústria que pode prescindir da soldagem como processo de produção ou de manutenção.
A soldagem como técnica e o conhecimento tecnológico a ela relacionado estão estreitamente ligados ao avanço das ciências como a física, a química, a eletricidade e a eletrônica. Avanços na metalurgia também obrigam a soldagem a procurar novas técnicas e materiais que sejam compatíveis com as novas ligas criadas.
Portanto, é um processo que, apesar de importantíssimo, teve seu maior avanço nos últimos 100 anos.
Então, ter conhecimento profundo sobre soldagem implica em ter conhecimentos sobre diversas áreas como a metalurgia, a mecânica, a eletrotécnica, a eletrônica, a resistência dos materiais e ciências como a física e a química, que já citamos.
Não, caro aluno, não se assuste! As aulas de soldagem deste curso não têm o objetivo de ir assim tão fundo. Aqui, vamos abordar os principais processos, seus materiais e técnicas, de modo que você possa ter uma boa idéia da importância deles no contexto de indústria metal-mecânica.
Serão nove aulas que desafiarão sua curiosidade e inteligência.
Se você gostar e quiser saber mais, o primeiro empurrão já terá sido dado. O resto, é com você!
137
O que é soldagem?
Na verdade, existem muitas definições de soldagem. Poderíamos apresentar várias delas aqui, mas os autores sempre acabam discordando entre si em um ponto ou outro. Por isso, escolhemos apenas uma: aquela que achamos a mais abrangente (ou ampla) de todas. É a definição da Associação Americana de Soldagem
(American Welding Society - AWS), segundo a qual, soldagem é o “processo de união de materiais usado para obter a coalescência
(união)