Substâncias químicas
Confira alguns dos ingredientes usados nos produtos de beleza e que podem ser nocivos à saúde, compreendendo quais os riscos que oferecem.
- Chumbo Pb(C2H5)4: é um metal pesado que pode estar presente em alguns pigmentos usados, por exemplo, em batons, nas tinturas de cabelo e que pode causar câncer. Mesmo em baixas concentrações, pode causar intoxicação que leva ao que se chama saturnismo ou plumbismo, e pode ser absorvido pelo organismo por inalação, ingestão de alimentos, solo contaminado, via dérmica (batons, cosméticos, tinturas etc) e pode inibir a síntese de hemoglobina, levando à anemia. Além disso, o chumbo pode causar encefalopatias, irritação, dor de cabeça, tremores, alucinações, fraqueza muscular, formigamentos, nefropatia aguda e crônica, gastrite, diarreia, osteoporose e alterações no número e forma dos espermatozoides e surgimento de tumores.
- Amônia ( NH3) [pic] : também presente em algumas tinturas de cabelo, pode causa irritações. "É uma substância bastante agressiva e é preciso cuidado na hora de manipular o produto que a contêm, pois caso volatize, evapore, pode irritar o trato respiratório", falou Campera.
- Parabenos: é um tipo de conservante presente em cosméticos variados. "Estudos do periódico médico Journal of Aplied Toxicology apontaram os parabenos como potencialmente cancerígenos por apresentarem propriedades estrogênicas, comportando-se como o hormônio feminino. Se usados por gestantes, lactantes, pacientes com câncer de mama etc, podem ser extremamente perigosos", citou a dermatologista. A substância, assim como seus derivados, estão presentes também nos desodorantes.
- Formol (H2CO) [pic] : um dos principais componentes da escova progressiva e dos endurecedores de unhas, o formaldeído é usado como conservante na concentração de 0,2% aprovada pela Agência Nacional de Vigiância Sanitária (Anvisa). "Pode causar queimaduras nas vias respiratórias quando inalado, irritação dos olhos e é um