Soldagem MIGMAG
Soldagem MIG/MAG e com Arame Tubular
IntroduçaoMIG/MAG é a sigla de identificação dos processos de soldagem a arco elétrico que utilizam gases inertes (argônio ou hélio) ou uma mistura deles (MIG- metais não ferrosos e aços inoxidaveis) e também gases ativos (CO2) ou uma mistura de gases ativos e inertes (MAG- diversos tipos de aços) para proteger a poça de fusão e a região adjacente a ela contra os gases da atmosfera que possam prejudicar a soldagem.
O arco elétrico funde o consumível em forma de arame a medida que é alimentado à poça de fusão. Esse arame é um eletrodo não revestido e cobreado, fornecido por um alimentador mecanizado continuo. Todo o processo é protegido pelo fluxo de gás protetor.
Esse processo utiliza CC, onde o arame é o polo positivo (polaridade inversa), que proporciona maior penetração e estabilidade do arco. A polaridade direta possui uma menor transferência de metal fundido.
O processo pelo qual o arame é derretido e depositado ocorre de várias maneiras, sendo 3 mais comuns:
Curto Circuito: Uma gota de metal se forma na ponta do eletrodo e vai aumentado de diâmetro até tocar a poça de fusão. É atraída e o processo recomeça. Ocorre em baixos valores de tensão e corrente. O arco é instável e apresenta formação intensa de respingos.
Globular: Nesse modo as gotas de metal fundido se transferem principalmente por ação da gravidade. Ocorre em valores intermediários de corrente e tensão, resultando em um arco mais estável.
Spray: Há formação de gotas pequenas e em número elevado. Ocorre em uma estreita faixa de valores de corrente, corrente de transição. Nesse caso o arco é bastante estável.
Existem diversos mecanismos de controle do processo:
Controle adaptativo, onde o resultado obtido em determinado instante é comparado com o esperado e diferenças são corrigidas através de mudanças nos parâmetros de operação. Controle pela tensão ou comprimento do arco, no qual um sinal de controle derivado da tensão do arco é usado