Soldagem MAG
A soldagem é o mais importante processo industrial na fabricação de peças metálicas, também na recuperação de peças metálicas e peças desgastadas.
A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (navios, prédios, plataformas marítimas etc.).
Existe um grande número de processos de soldagens diferentes, sendo cada qual adequada para determinado processo.
Ilustração 1 – Processos de Soldagem
2. Definição de Soldagem
O termo soldagem é considerado como método de “união”, porém também é usada também para recobrimento de peças, fabricação e recuperação de peças.
Algumas definições de soldagem são:
“Processo de união de metais por fusão.”
Deve-se ressaltar que não apenas os metais são soldáveis e que é possível se soldar sem fusão.
“Operação que visa obter a união de duas ou mais peças, assegurando na junta a continuidade das propriedades físicas e químicas.” Nesta definição, o termo “continuidade” tem o mesmo significado de continuidade de funções matemáticas, isto é, não existem variações bruscas nas propriedades físicas e químicas na região de junção. Esta definição pode excluir alguns processos em que se soldam diferentes materiais entre si.
“Processo de união de materiais usados para obter a coalescência localizada de metais e não-metais, produzida por aquecimento até uma temperatura adequada, com ousem a utilização de pressão e/ou material de adição. Esta definição, adotada pela Associação Americana de Soldagem ( American Welding Society-AWS), é meramente operacional e nada apresenta do ponto de vista conceitual.
2.1 História
O processo de soldagem teve seu grande impulso durante a II Guerra Mundial, devido à fabricação de navios e aviões soldados, apesar de o arco elétrico ter sido desenvolvido no século XIX.
Os processos são utilizados para fabricar produtos e estruturas metálicas, aviões, veículos espaciais, navios, locomotivas, veículos ferroviários e