Soldagem MIG MAG
Principal objetivo é mostrar ao aluno o funcionamento de soldagem através do processo MIG/MAG. Na preparação da regulagem da máquina (corrente e tensão), quanto à escolha do arame ideal a ser soldado, no entanto os alunos irão observar que este tipo de processo de soldagem exige um cuidado especial em relação à segurança, sendo necessário o uso de avental e luvas de couro e a mascara de soldagem, pois este tipo de procedimento gera produtos que são prejudiciais à saúde como fumos, gases, arco elétrico e radiação.
2. INTRODUÇÃO PROCESSO DE SOLDAGEM PLASMA E BRASAGEM
2.1. Soldagem por plasma
A fim de ter um melhor controle da soldagem com níveis mais baixos de corrente, a soldagem plasma, ou PAW, começou a ser utilizada na indústria em 1964. O plasma é a matéria ionizada e, portanto, condutora de eletricidade. A passagem a esse estado ocorre com o aquecimento, a temperaturas elevadas, da matéria em estado gasoso.O processo procura unir partículas de metais pelo aquecimento com um arco constrito entre o eletrodo e a peça de trabalho (arco transferido) ou entre o eletrodo e o bocal constrito da tocha (arco não transferido) - essas são as duas formas de realizar a soldagem plasma. É necessária uma proteção, obtida pelo gás quente e ionizado que vem da tocha.
A soldagem plasma manual utiliza como equipamentos: tocha, dispositivo de controle, fonte de potência, alimentação de gás de orifício e de gás de proteção, além de uma fonte de refrigeração da tocha - importante, pois o gás chega a uma temperatura de 16.700°C.
Em relação à soldagem GTAW (ou TIG), as diferenças são: tipo de tocha, tensão do arco elétrico e os recursos necessários à fonte de energia. A soldagem plasma tem um melhor controle direcional do arco e zonas menores afetadas pela temperatura. No entanto, o custo dos equipamentos de controle é mais alto e é necessário um treinamento mais consistente do operador.Algumas das vantagens da PAW são semelhantes à soldagem GTAW, como alto volume