Soldagem industriais
Uma consideração que pode ser importante é a avaliação do tamanho físico do equipamento. Um laser estatal sólido que solda sistemas é relativamente pequeno comparado a sistemas de CO2 que poderiam ocupar um quarto do espaço requerido para a instalação do equipamento. Ainda, se a peça a ser trabalhada é de um tamanho maior ou mesmo um peso relativamente grande deve-se considerar guias ou braços articulados, como também pórticos.
Para operações de soldagem delicadas, como soldar filamentos de abajur, os sistemas de soldagem com meio reativo sólidos oferecem a vantagem. Como o comprimento de onda do laser de Nd:YAG está perto do espectro visível, lentes podem transmitir a luz de laser e a imagem do peça sendo trabalhada.
Há um intercâmbio de penetração de solda referenciando a velocidade de soldagem, ou seja, quanto maior a penetração menor é a velocidade de soldagem, em contrapartida o inverso quanto menor a penetração maior a velocidade de soldagem. Isto serve para indicarmos alguns parâmetros antes de iniciar alguma operação de soldagem a laser. Isto é importante saber principalmente quando se solda alumínio, cobre, aços com ligas, polímeros e titânio
A soldagem a laser um processo com alta densidade de energia, baixo aporte de calor que pode ser utilizado para uma vasta gama de materiais e ligas. Alem disso, o próprio processo facilita a automação, particularmente nos casos de lasers de estado sólido, o que aumenta expressivamente a produtividade em processos de manufatura. Porém, os ciclos térmicos de soldagem associados a esse processo são geralmente mais rápidos que aqueles envolvidos nos processos de soldagem convencionais, o qual tem influência significativa nas mudanças microestruturais da junta soldada, acarretando em mudanças significativas nas propriedades mecânicas e assim na performance da junta.
A soldagem a laser propiciou o aumento no