Soldadura
Estrutura metálica
Soldadura
Docente: António
Discente: Wilson Monteiro n⁰23 MEC 2
Índice
Introdução
O presente trabalho foi realizado no âmbito da disciplina estrutura metálica tendo como objetivo aprimorar a temática em estudo da soldadura sendo a mais importante do ponto de vista industrial sendo extensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de pressão, etc.). Existe um grande número de processos de soldagens diferentes, sendo necessária a seleção do processo (ou processos) adequado para uma dada aplicação.
Neste sentido vamos abordar a história da soldagem, os tipos de soldadura, os tipos de dispositivos para Solda e os cuidados a ter na soldadura.
Para a realização deste trabalho fez se pesquisa em bases de dados online.
Soldadura
A soldagem é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, baseada na ação de forças em escala atômica semelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usadas industrialmente. Existem basicamente dois grandes grupos de processos de soldagem. O primeiro se baseia no uso de calor, aquecimento e fusão parcial das partes a serem unidas, e é denominado processo de soldagem por fusão.
História da soldagem
A soldadura teve origem na Idade Média, época em que soldavam usando o processo de forja. Em 1801, Sir Humphry Davy descobre que é possível conduzir eletricidade através do ar e isto leva à descoberta do arco elétrico.
O primeiro processo de soldadura por fusão, com aplicação prática, utilizava calor gerado por arco elétrico estabelecido entre um elétrodo de carvão e a peça. Foi patenteado nos Estados Unidos em 1885 por Bernards e Olszewski.O calor do arco fluía para as zona sadjacentes,