solda
ND CE REM SS VO
1
Índice
Página 1
2
Capítulo 1 - Introdução à Solda
Página 2
3
Capítulo 2 – Segurança em Soldagem
Página 4
4
Capítulo 3 - Terminologia de Soldagem
Página 8
5
Capítulo 4 - Soldagem Oxigás
Página 16
6
Capítulo 5 - Solda Elétrica
Página 23
7
Capítulo 6 - Soldagem a Arco Elétrico com Eletrodos Revestidos
Página 24
8
Capítulo 7 - Soldagem TIG
Página 36
9
Capítulo 8 - Soldagem MIG-MAG
Página 45
10 Capítulo 9- Normas e Qualificação em Soldagem
Página 54
11 Capítulo 10 - Guia Prático de Soldagem
Página 64
12 Bibliografia
Página 68
ETEC Profº Horácio Augusto da Silveira
Tecnologia em Soldagem
Página 1
CAPÍÍTULO 1
CAP TULO 1
INTRODUÇÃO À SOLDA:
Definição de Soldagem:
Um grande número de diferentes processos utilizados na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas é abrangido pelo termo SOLDAGEM. Classicamente, a soldagem é considerada como um método de união, porém, muitos processos de soldagem ou variações destes são usados para a deposição de material sobre uma superfície, visando a recuperação de peças desgastadas ou para a formação de um revestimento com características especiais.
Algumas definições de soldagem são:
"Processo de junção de metais por fusão". (Deve-se ressaltar que não só metais são soldáveis e que é possível soldar metais sem fusão).
"Operação que visa obter a união de duas ou mais peças, assegurando, na junta soldada, a continuidade de propriedades físicas, químicas e metalúrgicas".
"Operação que visa obter a coalescência localizada produzida pelo aquecimento até uma temperatura adequada, com ou sem a aplicação de pressão e de metal de adição." (Definição a adotada pela AWS - American Welding Society).
“Processo de união de materiais baseado no estabelecimento, na região de contato entre os materiais sendo unidos, de forças de ligação química de natureza similar às