solda
Na soldagem, os fumos originados na região do arco elétrico consistem de partículas sólidas e gases gerados a partir do metal de base, eletrodo, diferentes fluxos e gases de proteção. Os óxidos metálicos produzidos pela condensação de metal líquido são os principais constituintes da nuvem/cortina visível. Estes óxidos consistem de ultrafinas partículas e, normalmente, são o que se considera de "fumos de soldagem".
Os fumos contêm um conjunto de partículas metálicas e não metálicas, com faixas diferenciadas de tamanho, incluindo micropartículas (< 0,01 µm). Estas partículas, em suspensão, podem ser potencialmente perigosas quando o operário fica exposto ao ambiente de trabalho sem o uso adequado de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e/ou Equipamento de Proteção Coletiva (EPC).
Os equipamentos de proteção individual(EPI) ou equipamentos de proteção coletiva (EPC) são projetados com a finalidade de proteger os soldadores de danos e lesões que possam ocorrer durante as operações de soldagem.
Máscaras e Óculos: Devem ser usados pelos soldadores durante a operação de soldagem a arco elétrico, exceto para a soldagem a arco submerso
Luvas: Protegem as mãos contra choques elétricos e queimaduras, principalmente aquelas resultantes de radiações emitidas pelo arco eletrico.
Casacos, Aventais, Mangas, Polainas e Gorro: Devem ser usados quando houver necessidade em função do tipo de trabalho ou do corte utilizado.
Equipamentos Individuais de Respiração: Fazem-se necessários quando ocorrem operações de soldagem e corte em áreas confinadas
Exaustão: Sempre que for necessário, devem ser utilizados exaustores nos locais, para remover as fumaças e gases nocivos que são emanados pelo arco elétrico.
Posicionamento de Máquinas, Equipamentos e Acessórios: Devem ser posicionados de tal forma que os caminhos, corredores e fiquem livres e desimpedidos, a fim de permitir o trânsito do pessoal e fácil acesso em caso de emergência.
Anteparos: