solda oxi
Constitui-se em um processo de soldagem a gás ,onde se faz necessário o calor que é obtido pela chama fornecida pela combustão de acetileno com oxigênio . O oxigênio:
É um elemento químico neutro, um gás incolor, inodoro, que n tem sabor e um pouco mais pesado que o ar.
O acetileno industrial é um gás incolor, que contem um odor picante característico, é mais leve que o ar e se dissolve facilmente em líquidos.
Bastante instável, apresenta perigo de explosão quando comprimido a pressões entre 15 e 20 bar.
Tais operações de soldagem e corte por este processo , se realizam através da queima da mistura entre o oxigênio e o acetileno juntos nas quantidades corretas em um maçarico. O resultado dessa queima chega em temperaturas ao redor dos 3.2000 °C . A soldagem na gás é na verdade uma fusão onde duas partes do material que irá ser soldado são aquecidas até atingirem seu ponto de fusão para depois serem unidas . A fusão pode acontecer com ou sem a adição de um material , por exemplo a vareta ou um eletrodo .
O processo foi datado no século XIX . O cientista francês Lê Chatelier observou , em 1895,que quando o acetileno queima junto com o oxigênio é produzida uma chama que atinge aproximadamente 3000 °C . Porem o processo só foi explorado a partir do século XX .
No país quase sempre o processo de solda por agentes gasosos é a oxiacetilencia , nos quais são misturados oxigênio (comburente) e acetileno (combustível) na percentagem necessária para atingir a temperatura fundamental para a realização da soldagem por brasagem, autógena ou solda branca.
Solda por fusão - autógena: Processo pelo qual as superfícies a serem soldadas são aquecidas pela chama até a fusão das bordas contínuas, desenvolvendo uma poça de fusão, que gera a interação entre as duas peças. De acordo com a espessura ou as condições de soldagem do material base, se faz necessário a adição ao processo de mais material na forma de varetas (material de adição).
Solda