filosofia
1. QUE PRETENDIA SÓCRATES COM O DIÁLOGO?
Sócrates diante dessa dialogo, ele pretendia que o maior caminho é o conhecimento, portanto vale ressaltar que Sócrates queira passar para as pessoas o autoconhecimento, por segundo ele dizia que a consciência de que ele não sabe o que pensava saber.Portanto, o seu diálogo foi muito importante e marcante para que os conhecimentos chegasse nas pessoas com consciência clara.
2. EM QUE A DIALÉTICA PLATÔNICA É DIFERENTE DO DIÁLOGO SOCRÁTICO? A dialética platônica não deve permanecer no nível psicológico do embate de consciências; precisa tornar-se embate entre teses. Deve ser um método que suba progressivamente do plano relativo e instável das opiniões até a construção de formas mais seguras de conhecimento, rumo à conquista da verdade. Só assim será possível ir além de Sócrates, despertando consciências, mas também resolvendo questões teóricas.
Porém só assim será possível superar o relativismo dos sofistas. O método proposto por Platão é, num primeiro momento, uma dialética ascendente.Portanto o diálogo socrático em seu diálogo procura despertar consciências, mostrar ao interlocutor que não sabe nadado que pensava saber.
3. EM QUE CONSISTE O "MÉTODO DOS GEÓMETRAS" QUE PLATÃO ADOTA?
O método dos geómetras procura explicar a situação atual do universo e dos seres, não por meio de uma situação anterior, mas por meio de causas intemporais, que explicam sempre por que cada coisa é o que é. Platão, na verdade, está com isso adotando um método explicativo típico da matemática: o método dos geómetras. Que consiste basicamente no seguinte: tendo-se um problema, levanta-se uma hipótese para resolvê-lo; se ela parecer satisfatória, passa-se então a verificar se ela se sustenta a si mesma ou se supõe outra hipótese mais geral — e assim sucessivamente. Cria-se, desse modo, uma cadeia de hipóteses interdependentes, que buscam uma sustentação última — portanto, uma não-hipótese — que se baste a si mesma e que