solda aluminotermica
https://www.youtube.com/watch?v=M1tl5v2G03o&list=UUH92OLca5CSibgNSzJpNgsQ
O Processo Aluminotérmico tem sido bastante utilizado em aplicações específicas, onde outros processos de soldagem existentes não apresentam a flexibilidade e condições adequadas para realização da solda no campo. É um processo que não possui relação com outros processos existentes, por ser baseado em reação química entre materiais ferrosos ou não ferrosos e o alumínio.
Assim de uma forma geral, trata-se tipicamente de um processo que envolve uma reação do alumínio com um óxido metálico, dando como resultado final o metal líquido que se forma na reação química. Dentre muitas vantagens, pela característica deste processo ser altamente exotérmico, a reação pode ser auto sustentada com ou sem pressão.
FUNDAMENTOS Reação.Redox Segundo Lavoisier..todos os processos, nos quais uma substância combina.com oxigênio, são considerados processos de oxidação. Como consequência, os processos nos quais o oxigênio é arrancado de uma ligação, são considerados uma redução. A ampliação destes termos porém, foi de grande utilidade. Hoje uma oxidação é todo processo, no qual se retira de um átomo, íon ou molécula. Os elétrons retirados de uma partícula têm que ser absorvidos por outra. Este processo inverso é denominado redução. Mas, já que elétrons somente podem ser retirados de uma partícula se outra os absorve, os processos de oxidação e redução sempre estarão acoplados. Portanto, utiliza-se o termo reação redox ou reação oxi-redução. A reação aluminotérmica é um processo típico de oxi-redução, no qual um óxido metálico é reduzido por intermédio do alumínio. Durante este mesmo processo o alumínio é oxidado. A intensidade do processo de oxi-redução, em reações aluminotérmicas, onde o agente redutor sempre é o alumínio, depende exclusivamente do potencial do agente oxidante.