Soja
1. INTRODUÇÃO
A soja é uma cultura de origem asiática que veio para a Europa e depois para o continente americano. No Brasil ela chegou por volta do ano de 1892 em São Paulo, em 1900 foram distribuídos alguns quilos de semente de soja para alguns agricultores começarem a plantação.
Com a expansão dessa cultura no Brasil, a partir dos anos 1970 a produção da soja passou a ter grande relevância para o agronegócio, verificada pelo aumento das áreas cultivadas e, principalmente, pelo incremento da produtividade pela utilização de novas tecnologias. Este país se tornou o segundo maior produtor de grão de soja do mundo com uma produção entorno de 80 milhões de toneladas de grãos no ano de 2012. Sendo no Brasil o maior produtor de soja o estado do Mato Grosso.
A soja representa, no nível mundial, o papel de principal oleaginosa produzida e consumida. Tal fato se justifica pela importância do que podem ser utilizadas tanto para o consumo animal, através do farelo da soja. Quanto para o consumo humano, através da produção de embutidos, laticínios, bebidas, óleo, leite de soja, carne de soja, havendo pesquisas sobre o uso para a fabricação do biodiesel.
Para conseguirmos ter um bom desempenho na cadeia produtiva do soja nós precisamos de financiamentos junto com o governo federal, tais como custeio para aquisição de sementes e insumos e fertilizantes, financiamento para a adquisição de maquinas e equipamentos como semeadeira, trator, pulverizador de veneno, colheitadeira para a preparação do solo, plantio, proteção de pragas, ervas daninhas e a colheita.
2.CLIMA E SOLO
2.1. Clima
Embora seja planta originária de clima temperado, a soja se adapta bem em uma ampla faixa de clima. A utilização de cultivares adaptados permite o cultivo dessa oleaginosa em todas as regiões, pois existem variedades de grãos que foram adaptados para todas as regiões. As temperaturas médias, ótimas para o melhor desenvolvimento da soja são entre 20 e 35° C. Precipitações