Soja
A soja é considerada um alimento funcional, pois, além das funções nutricionais básicas que possui, fornece efeitos metabólicos que são benéficos para a Saúde Humana.
É um dos alimentos de origem vegetal que apresenta maior teor de proteínas, contendo quase todos os aminoácidos essenciais, assim apresentando uma composição de aminoácidos semelhante as das proteínas de origem animal.
Ex: Um quilo de soja (feijão seco) equivale, em teor de proteínas, a: 60 ovos, ou a 2 kg de qualquer outro feijão, ou a 2,2 kg de carne bovina, ou a 10 litros de leite de vaca ou a 1,5 kg de queijo.
A soja é a principal fonte de isoflavonoides, que são compostos pertencentes ao grupo das flavonoides, e chamam a atenção pelas suas propriedades similares estrogênicas, motivo pelo qual são classificadas como fitoestrogenos moderados, os quais possuem importantes atividades biológicas, tais como: atividade antioxidante, como é o caso das isoflavonoides, que apresentam estrutura semente ao estrógeno humano e sintético, atividade antifúngica, propriedades estrogênicas e atividade anticancerígena .
A concentração de isoflavona depende de alguns fatores, como, solo, variedade do grão, clima, local e principalmente o tipo de processamento utilizado no preparo do alimento.
Composição química
- Compostos Bioativos. Kaempferol, daidzeína, quercitina, ácido gentísico (genisteína), isoquercitrina, lupeol .
- Fontes do Nutriente. O maior consumo de soja se faz através de seus produtos industrializados, principalmente óleo, gordura, margarina, farinha, queijo tofu, leite, fermentados (molho shoyo) e também a soja hortaliça.
- Mecanismo de ação.
Na maioria das plantas são encontradas na forma de glicosídeos, ligada a uma molécula de açúcar, sendo conhecidas como genistina e daidzina. No intestino, a genistina é metabolizada por ação das enzimas bacterianas, perde o resíduo de açúcar e transforma-se em genisteína (COWARD et al., 1993), a sua