soja
Jornalismo Comparado ECA/USP .
Artigo apresentado XLII Congresso
Nacional de Economia e Sociologia Rural Cuiabá, 2010.
Soja Transgênica - O que é?
Existem vários tipos de soja transgênicas sendo desenvolvidas atualmente. A mais conhecida e plantada comercialmente é uma planta que recebeu, por meio de técnicas da biotecnologia, um gene de outro organismo capaz de torná-la tolerante ao uso de um tipo de herbicida, o glifosato.
Esse gene foi extraído de uma bactéria do solo, conhecida por Agrobacterium, e patenteado por uma empresa privada com o nome CP4-EPSPS. Estruturalmente, é muito parecido com os genes que compõem o genoma de uma planta. Quando inserido no genoma da soja, tornou a planta resistente à aplicação do herbicida.
Essa novidade chegou ao campo pela primeira vez nos Estados Unidos, na safra de 1996. No ano seguinte, os agricultores argentinos também já aderiram à novidade. Com a nova tecnologia, fico mais fácil para os agricultores controlarem a planta daninha sem afetar a soja.
Objetivos do cultivo da soja transgênica
Os três principais argumentos que têm sido apresentados para justificar a introdução da transgenia na produção de soja são os seguintes:
1) a soja tolerante a herbicida teria um impacto na produtividade
2) as quantidades de herbicida seriam diminuídas e essa redução poderia gerar economia na aplicação do herbicida, podendo diminuir os custos de produção;
3) A diminuição na quantidade de herbicida aplicado reduziria a contaminação ambiental e melhoraria a qualidade dos alimentos.
As grandes vantagens da soja transgênica, comprovadas pelos agricultores que optaram por seu cultivo, são a redução dos custos de produção e a facilidade de manejo. A soja tolerante ao glifosato, princípio ativo de vários herbicidas comercializados ao redor do mundo, permite enorme redução no volume usado atualmente dos mais diferentes tipos herbicidas nas lavouras para o controle de plantas daninhas, podendo ser