SOJA BROMATOLOGIA
Definição leguminosas: pertencem ao grupo das leguminosas os grãos cujo desenvolvimento se dá em vagens e que são obtidos secos. Seu uso remonta à Antiguidade, com diversas descrições de uso ao longo da história. Populares em todo o mundo em razão de serem uma alternativa viável e de baixo custo para as proteínas de origem animal, são colocadas em posição de destaque entre as sementes destinadas ao consumo humano.
http://www.conhecer.org.br/enciclop/2011a/agrarias/a%20cultura%20da%20soja.pdf Histórico: A cultura soja chegou aos 129 anos de presença no brasil em 2011. A exploração dessa oleaginosa teve início no sul do páis e hoje já é encontrada em diferentes ambientes, cresceu com o avanço do seu cultivo em áreas de Cerrado. Nos anos 80, a soja liderou a implantação de uma nova civilização no Brasil Central, destaque para os estados Goiás e Mato Grosso, levando o desenvolvimento e melhoria para regiões despovoadas e desvalorizadas. A expansão teve continuidade em novos territórios de Cerrado, estabelecendo Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, no Norte e Nordeste do país), uma nova fronteira agrícola. Mesmo tendo condições ideais para o cultivo da soja, o crescimento incesso da área cultivada na região enfrente desafios como avanço em logística para o transporte da leguminosa, impasses na questão ambiental, onde o código florestal reduz o desmatamento da região. (VENCATO et al., 2010). Apresenta como origem e domesticação o nordeste da Ásia (China e regiões adjacentes) (ver CHUNG & SINGH, 2008) e a sua disseminação do Oriente para o Ocidente ocorreu através de navegações.
http://www.conhecer.org.br/enciclop/2011a/agrarias/a%20cultura%20da%20soja.pdf
Origem: Apresenta como centro de origem e domesticação o nordeste da Ásia (China e regiões adjacentes) (ver CHUNG & SINGH, 2008) e a sua disseminação do Oriente para o Ocidente ocorreu através de navegações.
OBS: o artigo do benefício já esta em arquivo no gmail 21:58.
Benefício: A soja é um alimento