Softwares
Freeware ou Software gratuito é aquele que não é necessário comprar uma licença para poder utilizá-lo. Apesar de ser chamado de free (do inglês livre), este software não é necessariamente software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições. Existe também o Shareware, que é gratuito somente por um tempo limitado. Dessa forma, se quiser continuar usando o programa, é necessária a compra da licença após o termino desse tempo.
Fontes:
Oficina da net: http://www.oficinadanet.com.br
Wikipédia: http://pt.wikipedia.org
Software Proprietário Software proprietário é aquele que é licenciado com direitos exclusivos para o produtor.
É necessário adquirir uma licença para que possa utilizá-lo, ter acesso ao código fonte, copiar ou redistribuí-lo. Esse termo foi criado como oposição para o Freeware. A vantagem de obter um Software Proprietário é o fato de que na maioria das vezes, é oferecido suporte técnico ao usuário.
Fontes:
Wikipédia: http://pt.wikipedia.org
Slide Share: http://www.slideshare.net
Open Source Um Software Open Source é aquele que pode disponibiliza seu código fonte, para que possa ser alterado e/ou por qualquer um, desde que sua condição de liberdade seja mantida. O termo Open Source foi criado pela OSI (Open Source Initiative). Um programa de código aberto deve garantir: Distribuição livre; Código fonte; Trabalhos Derivados; Integridade do autor do código fonte; Não discriminação contra pessoas ou grupos; Não discriminação contra áreas de atuação; Distribuição da Licença; Licença não específica a um produto; Licença não restrinja outros programas; Licença neutra em relação a tecnologia.
Fontes:
Wikipédia: http://pt.wikipedia.org
Dextra: http://www.dextra.com.br
Utilidades-Utiles: