SOFTWARE LIVRE
Software Livre, ou Free Software, conforme a definição criada pela Free Software é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software:
● A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0).
● A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade (liberdade nº 1).
● A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
● A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código-fonte é um pré- requisito para esta liberdade (liberdade nº 3). Um programa é software livre se o usuário tem todas essas liberdades. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte. Assim, o Software Livre não envolve direitos autorais e permite ao usuário alterar seu código fonte de acordo com suas necessidades, além de não impedir sua distribuição livre e sem cobranças. No movimento do software livre acredita-se que os usuários de computadores deveriam ter liberdade para mudar e redistribuir o software que utilizam. O adjetivo “livre” em software livre faz referência à liberdade: liberdade do usuário para executar, modificar e redistribuir software. Um dos mais famosos sistemas de Software Livre atualmente é o Linux, criado na Finlândia e utilizado por todo o mundo, além de sua qualidade, ele é um sistema que proporciona baixo custo em implementações pelo simples motivo de ser gratuito. Uma das grandes vantagens do software livre é a diminuição da dependência de fornecedores oligopolistas e proprietários, o que possibilita a médio e longo prazo a redução de