Software Livre
A adoção do software livre pode ser uma alternativa ao na utilização de software proprietário, eliminando a necessidade de aquisição de licenças, essas licenças podem ter um custo elevado para a organização.
O ambiente que roda o SL é mais seguro, o tempo em que as falhas são corrigidas é menor em relação ao software proprietário, isso porque por trás do SL há uma comunidade grande, essa comunidade trabalha bastante para tornar o SL uma ferramenta segura.
Algo que torna o SL importante para uma organização é o fato de que o sistema pode ser modificado, podendo ser adequado à necessidade de organização.
QUAIS CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS NA ADOÇÃO DE UM SOFTWARE LIVRE?
Um dos cuidados é ter uma equipe preparada para tal, o projeto de adoção ou migração deve ser bem planejado.
QUAIS OS ASPECTOS NEGATIVOS DA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE?
Um dos principais pontos negativos é a escassez de profissionais capacitados para a área, tanto para desenvolvimento quanto para administração, para o ambiente organizacional esse é um forte ponto negativo. Alguns outros pontos que podem ser contornados; Falta de drivers para alguns dispositivos; instabilidades; difícil/inexistente portabilidade de aplicações de outros sistemas operacionais.
SE VOCÊ DESENVOLVESSE UM SOFTWARE E LICENCIASSE-O COMO LIVRE QUAL LICENÇA SERIA UTILIZADA? PORQUE?
A licença GPL, pois impoe que todo trabalho derivado tenha os mesmos termos da liceça do original, evitando que restrições sejam feitas ao projeto original,esse filosofia é conhecida por CopyLeft.