Software em prol da Educação
A cada dia que passa a tecnologia está mais presente em nossas vidas, facilitando nossas vivências, tanto profissionais quanto pessoais, a informática é a que mais ressalta pelo menos uma vez no dia ela está conosco, é na hora de acessar alguma informação, e até mesmo no lazer, no entretenimento. Podemos perceber que desde as crianças estão inseridas nesse mundo, é muito comum ver uma criança de cinco anos com um tablet na mão jogando, ou até mesmo uma criança de nove anos com redes sociais e celulares...e nós como educadores, o que fazer pra trazer essa realidade dentro da sala de aula a nosso favor?
Cabe a nós educadores nos informatizar, estar atentos a todas as mudanças da tecnologia, principalmente na questão “informática”, é possível perceber que usando a informática na sala de aula o aluno pode ter um interesse maior pelo determinado assunto, pois vai aprender de uma maneira lúdica. Todos nós sabemos que hoje em dia é possível e necessário aprender brincando, pesquisando na internet podemos achar muitos jogos educativos, principalmente jogos matemáticos, que não é uma matéria muito agradável para a maioria dos alunos, eles vão brincar e aprender ao mesmo tempo!
O meio educacional tem a necessidade de conhecer melhor esse mundo “atualizado” para ter uma aprendizagem melhor e significativa.
“O sucesso do uso do computador como uma tecnologia que pode favorecer a expansão da inteligência depende da forma como ocorre a relação entre o usuário e as informações contidas no programa por ele utilizado. Quanto mais interativa for essa relação, maiores serão as possibilidades de enriquecer as condições de elaboração do saber. Este é um dos principais argumentos para justificar a importância do estudo da interatividade no contexto da inserção dos computadores na educação escolar.” (PAIS, 2005, p. 144).
Porém devemos sempre ressaltar que é necessário filtrar os conhecimentos tecnológicos na escola, pois