Software Educativo
INTRODUÇÃO
Os avanços tecnológicos estão presentes em diversas áreas, exigindo que a educação acompanhe estes avanços e ao mesmo tempo, tenha instrumentos que possam contribuir
para
o
aprimoramento
de
metodologias
de
ensino
aprendizagem. Neste contexto, Maraschin (2000, p. 91) propõe que
e as transformações tecnológicas nas formas de comunicar, de acessar e tratar a informação colocam os profissionais da educação em frente a desafios inusitados.
De Acordo com Maraschin (2000) a utilização de softwares educacionais nos laboratórios de informática nas escolas públicas é uma ferramenta tecnológica que busca dinamizar o ensino, tendo como propósito de inserir novas metodologias, recursos didáticos e interação com a informação.
Os Laboratórios de Informática juntamente com softwares educacionais podem ser utilizados para qualquer fim na educação, a utilização dessas ferramentas visam, especialmente, aparelhar os docentes nas suas atividades de ensino, permitindo o ingresso aos cidadãos-alunos para que eles sejam capazes de determinar seu próprio trabalho (GRINSPUN, 1999).
Este trabalho foi embasado na teoria construtivista defendida por Ausubel
(2000), que afirma que o mais importante no processo de ensino-aprendizagem é que ocorra uma aprendizagem significativa. E para atingir este objetivo os novos conhecimentos devem estar ancorados no que o estudante já sabe. Esta afirmação está de acordo com uma proposição de sua própria autoria citada por Moreira (1999,
p. 47), "Se tivesse que reduzir toda a psicologia educacional a um só principio, diria
14
o seguinte: o fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já sabe."
O problema da pesquisa levou em consideração a aplicabilidade de um software educacional no estudo de matemática no processo de ensinoaprendizagem, de acordo com a teoria de aprendizagem de (AUSUBEL, 2000).
Justifica-se o estudo tendo em