SOFT START
INSTITUTO SUPERIOR TUPY - IST
GUILHERME FELLIPE DE CARVALHO
GUILHERME KORB
GUSTAVO HENRIQUE BITTENCOURT
RENNAN MARCELO
TRABALHO DE ELETROTÉCNICA
Joinville
2014/1
GUILHERME FELLIPE DE CARVALHO
GUILHERME KORB
GUSTAVO HENRIQUE BITTENCOURT
RENNAN MARCELO
SOFT START
Este trabalho será apresentado ao Instituto Superior Tupy - IST, na Disciplina de Eletrotécnica, ministrado pelo Prof. Felipe Cubas Schulz no curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica, turma EGM 361, como requisito para a 1ª Parcial.
FELIPE CUBAS SCHULZ
Joinville
2014/1
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a aplicação, funcionamento e operações dos soft-starters, que são basicamente equipamentos eletrônicos aplicados para o controle da partida de motores elétricos com corrente alternada.
Eles tem a vantagem de não provocar trancos no sistema inteiro, limitar a corrente que é dada na partida, evitar os picos de corrente que acontecem e ainda provocar paradas suave e proteções contra o motor.
Estas chaves ajudam na redução dos esforços sobre acoplamentos e dispositivos de transmissão entre as partidas e ajudam a aumentar a vida útil do motor e equipamentos mecânicos da máquina aplicada, devido à eliminação de choques mecânicos, que acontecem mais no acionamento e na parada. Também contribui para a economizar a energia, sendo muito utilizada em sistemas de refrigeração e em bombeamento.
OBJETIVO
Com o crescimento da necessidade de sistemas confiáveis e a popularização tecnológica, cada vez mais os soft-starters estão em nossas vidas. O ar condicionado, compressores e refrigeração industrial, muito utilizados pela população e industrias são exemplos que utilizam esse equipamento. Os soft-starters são utilizados quando os equipamentos são ligados a fontes de alimentação não-confiáveis, ou seja, basicamente para partidas em motores de indução CA (corrente alternada) tipo gaiola.