SOFT START
ELETROTÉCNICA 3° MÓDULO
ALYSSON TIAGO SOUSA ALVES
ELTON APARICIO
FELIPE DEA
SOFT-START E INVERSOR DE FREQUÊNCIA
CURITIBA
2014
ALYSSON TIAGO DE SOUSA ALVES
ELTON APARICIO
FELIPE DEA
SOFT-START E INVERSOR DE FREQUÊNCIA
Trabalho de Maquinas Elétricas apresentado ao Prof Marcos Paes, Faculdade Opet como parte de avaliação do 3º módulo de 2014.
CURITIBA
2014
INTRODUÇÃO A seguinte pesquisa tem como objetivo mostrar que um soft-starter em conjunto com um Inversor de Frequência pode ser utilizado para realizar as devidas funções de controle, já que outros equipamentos também são utilizados para estes fins. Soft-starters são utilizados basicamente para partidas de motores de indução CA (corrente alternada) tipo gaiolo, em substituição aos métodos estrela-triângulo, chave compensadora ou partida direta. Tem a vantagem de não provocar trancos no sistema, limitar a corrente de partida, evitar picos de corrente e ainda incorporar parada suave e proteções. O Inversor de Freqüência que é equipamento versátil e dinâmico para controle de velocidade de motores de indução que contém a definição, princípios básicos, funcionamento, aplicações e partes constituintes do Inversor.
SOFT START E INVERSOR DE FREQUÊNCIA
SOFT START
Nos processos modernos de partida do motor de indução, são usados soft-starters que, através de comando microprocessado, controlam tiristores que ajustam a tensão enviada ao estator do motor. Desta forma, consegue-se, de um lado, aliviar o acionamento dos altos conjugados de aceleração do motor de indução e, de outro, proteger a rede elétrica das correntes de partida elevadas. As chaves de partida estática são chaves micro processadas, projetadas para acelerar (ou desacelerar) e proteger motores elétricos de indução trifásicos. Através do