kl9o

401 palavras 2 páginas
Abstracionismo

Sem depender dos sentidos ou de uma percepção sólida e estática das coisas, a arte abstrata procura expressar, transmitir e mostrar a qualidade e conteúdo de algo, sem forma definida. Não há na arte abstrata o objetivo de representar figuras concretas ou inerentes à realidade.
A arte abstrata divide-se em fases:
Sensível ou informal: Cores e formas são de forte expressão nesta fase.
Tachismo: Manchas e borros expressados dentro de um espaço determinado na obra;
Grafismo: Linhas, curvas, traços, pinceladas e todo signo gráfico no contexto abstrato;
Orfismo: Expressão ligada à música;
Raionismo: Riscos e raios com luminosidade;
Abstracionismo geométrico ou formal: Formas e cores dadas a expressão geométrica.
Pintura gestual: Pintura que expressa emoções, e execução espontânea diretamente na parede, locais e telas gigantes.
Curiosidade: Na abstração geométrica temos movimentos ligados ao concretismo paulista e carioca.
Artistas:
Wassily Kandinsky
Suas primeiras obras refletiam um toque musical e expressavam também temas do folclore russo. Em 1901. Kandinsky inova ao pintar sobre vidro, técnica inspirada na cultura da Bavária. Em 1911, no qual apresenta a arte como expressão de um imperativo interior, o pintor realiza os primeiros trabalhos não figurativos, tornando-se assim o primeiro artista no Ocidente a criar uma pintura abstrata. Em Paris ele toma contato com as artes aplicadas – estilo artístico de teor utilitarista, contraposto à arte pela arte - e gráficas, especialmente com o fauvismo, movimento que explora ao máximo o uso das cores nas representações pictóricas. Em Paris, como consequência dos tempos de guerra, Kandinsky sofre com a penúria destes tempos, mas não perde o vigor artístico e prossegue em suas pesquisas. Sua obra, porém, não reflete os vestígios da guerra.

Francis Bacon
As figuras são solitárias, sofredoras,anómalas, deformadas, vorazes. Tratava-se de ir mais longe do que a mera representação ou narração

Relacionados