Soda Caustica (NaOH) no leite
Conseguência à saúde:
Inalação: Causa severa irritação. A inalação do pó causa sérios prejuízos ao trato respiratório. Os sintomas podem incluir dores de garganta e espirros. Severa pneumonia pode ocorrer.
Ingestão: Corrosivo! Pode causar severas queimaduras na boca, garganta e estômago. Pode causar danos aos tecidos e morte. Podem incluir sangramento, vômito, diarréia e queda de pressão.
Contato com a pele: Causa severas irritações e queimaduras na pele.
Contato com os olhos: Causa severa irritação. Grandes exposições podem causar severas queimaduras e cegueira.
Exposição crônica: Contato prolongado com soluções diluídas ou pó tem efeito destrutivo nos tecidos.
Agravo das condições pré - existentes: Pessoas com desordens de pele, problemas nos olhos ou falência respiratória podem ser mais suscetíveis aos efeitos desta substância.
Reação e motivo: Em alguns alimentos é permitida a adição de pequenas quantidades de soda cáustica. No leite não porque isso mascararia suas reais condições para consumo. Além disso, a adição ilegal e não controlada pode causar males à saúde pelo uso de soda cáustica não recomendada para consumo humano em razão do seu baixo grau de pureza.
Permitido ou não?
O hidróxido de sódio não é permitido para uso em leite por induzir a fraude e mascarar as boas práticas de fabricação.
Quantidade permitida: O padrão de acidez do leite tem relação com a contagem de bactérias, portanto, o produto que antes tinha acidez fora do limite permitido, poderia está com o contagem microbiana fora do padrão estabelecido, sendo este um dos riscos á saúde em função do uso fraudulento.
Funções Químicas: Existem três tipos de funções químicas, que serão estudados a seguir: ácidos, bases e sal.
* Função ácido: É o grupo de compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo o cátion hidrogênio como íon positivo.
* Têm sabor azedo, o limão, por exemplo, é azedo porque contém ácidos do cítrico.
*