Relatório de química
Química Orgânica – Experimento: Teste paraÁcido e Bases
Relatório 26.11.2012
Manaus
2012
Manaus
2012
1. Introdução De forma sistematizada, identificar nos experimentos praticados em laboratório, e aqui relatados, a mudança na coloração ácida ou base de cada substância e observar o seu valor de pH através de alguns indicadores de pH.
2. Objetivo
* Verificar a mudança de cor de determinadas soluções, através de medidores de pH.
* Identificar sea solução é acida ou base.
* Identificar o seu valor pH.
3. Fundamentação Teórica
Ácidos:
Existem muitas definições para ácidos das quais a mais utilizada é a definição do químico sueco Svant August Arrhenius, formulada no final do século XIX. Segundo ele, ácidos são todas as substancias que podem liberar íons H+ quando forem diluído em solução aquosa·Um exemplo é o ácido clorídrico (HCl), que se decompõe em: HCL→H+ + CL-
Alguns anos mais tarde, em 1923, Bronsted descreve, numa definição mais geral, a ideia de que ácido, é uma substância (molecular ou iônica) que pode ceder um próton para outra substancia. Assim, esta última definição, generaliza a teoria de ácidos de Arrhenius e, todas as substâncias que se comportam de acordo com esta definição, são denominadas ácidos de Bronsted.
O químico Americano G.N. Lewis, formulou uma definição mais geral, que, segundo ele, um ácido é uma substância susceptível de captar um par de elétrons.
Apesar da definição de ácidos e bases de Lewis ter uma grande importância devido à sua generalidade, quando normalmente falamos de um ácido ou de uma base, estamos a referir-nos à definição de Bronsted. O termo "ácido de Lewis" é usualmente reservado para substâncias que podem aceitar um par de elétrons, mas que não contêm átomos de hidrogênio ionizáveis. Classificação dos ÁCIDOS
À PRESENÇA DE OXIGENIO NA MOLECULA * Hidrácidos: não possuem oxigênio (HCL, HF, HCN) * Oxiácidos possuem oxigênio (HCLO3, HNO3, H2SO4)