quimica
Possuem sabor adstringente (ou popularmente, cica) e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido de magnésio (leite de magnésia) são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (NaOH ou soda cáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado. Pode ser determinado forte ou fraca com o grau de solubilidade.O termo "álcali", introduzido pelos alquimistas1 e usado como um sinônimo, pode também ser usado em sentidos mais restritos para designar bases solúveis em água2 ou um tipo especialmente forte de bases, formadas com metais alcalinos, como hidróxidos de sódio, de potássio,7 de lítio, de rubídio e de césio.2
Uso[editar | editar código-fonte]
O sabão é produzido por uma reação com base forte.
A soda cáustica(NaOH) é utilizada na fabricação de sabão e atua como catalisadora em processos de fabricação do biodiesel.
Outras bases conhecidas são o leite de magnésia (Mg(OH)2), a cal hidratada (apagada) (Ca(OH)2), o cloro de piscina, os antiácidos, produtos de limpeza,8 sabões e detergentes e a amônia.
Salificação[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Salificação
As bases têm a capacidade de neutralizar os ácidos, formando água e um sal. Por isto, são utilizadas para corrigir o pH da água.9 Esta reação, designada salificação ou neutralização, ocorre como descrito abaixo:
H2SO4 + Ca(OH)2 → 2 H2O + CaSO4
(ácido sulfúrico + hidróxido de cálcio = água + sulfato de cálcio)
HCl + NaOH → H2O + NaCl
(ácido clorídrico + hidróxido de sódio = água + cloreto de sódio)
Saponificação[editar | editar código-fonte]
Ver