Educação Inclusiva
Júlia Gabriela Rossa
Prof. Anderson Kock
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (MAD 0208) – Prática Módulo 2
27/11/2013
RESUMO
A educação inclusiva é um ramo que possui o objetivo de incluir crianças e adolescentes que possuem deficiência física, mental ou sensitiva na escola regular, integrando crianças com e sem deficiência na mesma sala de aula. A história da educação inclusiva remonta de séculos atrás, onde o pensamento existente naquele tempo relacionava a deficiência à incapacidade. A educação inclusiva auxilia na diversidade, na qualidade educacional e principalmente na qualidade de vida. A inclusão escolar mostra que o que define o indivíduo não é a sua deficiência, mas sim a sua capacidade de aprender. Para que isso ocorra, é necessário que haja mudanças, não apenas na estrutura escolar, mas principalmente de pensamento, pois é necessário que haja o envolvimento de todos os profissionais na instituição escolar para que a educação inclusiva se efetive adequadamente. Nesse ponto, a legislação brasileira apresenta o Plano Nacional de Educação, que traz a função da nova educação especial. Existem ainda documentos internacionais que norteiam e fortalecem a inclusão escolar. Apesar da existência de documentos e leis que garantem o direito a educação para todos, ainda há muito que ser repensado para que haja realmente educação para todos.
Palavras-chaves: Educação Inclusiva. Metodologias de ensino. Educação inclusiva na legislação.
1 INTRODUÇÃO
O tema educação inclusiva envolve muitos fatores, inúmeros conceitos e algumas discussões. Ela garante o direito de educação para todos, ou seja, dá o direito de frequentar o ensino regular crianças e adolescentes com e sem deficiência (intelectual, físico ou sensorial).
Desta forma, esse ramo da educação carece de inúmeras mudanças, principalmente no sistema educacional e no ambiente escolar. Essas modificações enquadram o