Sockets e Algoritmo do Melhor Caminho
CURSO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E TELECOMUNICAÇÕES
DISCIPLINA DE PRINCÍPIO DA COMUNICAÇÃO DE DADOS
PROJETO FINAL
CARLOS EDUARDO WAYAND
PETRÓPOLIS
2013
1 SOCKETS
1.1
DEFINIÇÃO
Sockets de rede são mecanismos usados na comunicação entre processos de uma máquina e/ou aplicação servidor e uma máquina e/ou aplicação cliente. O seu surgimento está intrinsecamente ligado à criação da internet e do protocolo TCP/IP, concebidos através da criação e evolução da chamada ARPANET1. Os sockets proporcionam fluxo bidirecional, ou seja envio e recebimento de estruturas, valores inteiros, caracteres e a opção de expandir o escopo de atuação para além do próprio sistema operacional.
Sua principal função é a de estabelecer uma comunicação entre dois pontos ligados pela rede, em pontos distantes ou localmente. De maneira simples, os sockets são utilizados para criar aplicações que funcionam no modelo cliente/servidor, implementando protocolos e serviços de rede.
De maneira geral os sockets são uma abstração de comunicação através dos quais os processos se comunicam. Para que haja uma comunicação confiável, cada endereço possui um identificador único, que traz em sua composição o endereço da máquina e o identificador local da porta usada pelo processo. Esta identificação da porta é usada para mapear dados recebidos pela máquina para aplicações/processos específicos.
1.2
COMO FUNCIONA
Basicamente, a operação via socket funciona quando um host ou cliente tenta enviar dados para outro host em determinada rede. O socket recebe os dados resultantes do encapsulamento das camadas responsáveis pela rede, e envia os dados para o receptor. Esta operação pode requerer uma conexão continua entre os hosts envolvidos e ou uma resposta do receptor indicando o recebimento do pacote de dados, dependendo do tipo de socket utilizado.
Dentre inúmeras categorias e tipos de sockets utilizados