Protocolos de rede
Introdução
O roteamento é a principal forma utilizada pelas WANs (redes de longa distância) para transferir pacotes de dados entre os hosts. O roteamento é realizado salto-a-salto, onde cada roteador que recebe um pacote de dados, abre-o, verifica o endereço de destino, calcula qual será o próximo salto necessário para que o pacote fique mais próximo de seu destino e envia o pacote nessa direção.
A internet é uma colação de redes interconectadas cujos pontos de ligação sãos os roteadores. Estes, por sua vez, estão organizados de forma hierárquica, de redes controlados pela mesma autoridade administrativa; enquanto outros roteadores fazem a comunicação entre as autoridade administrativa. A entidade que controla e administra um grupo de redes e roteadores chama-se SA – Sistema Autônomo.
Os roteadores utilizados para trocar informações dentro de Sistemas Autônomos são chamados roteadores internos e podem utilizar uma variedade de protocolos de roteamento interno, tais como: RIP, IGRP, EIGRP e OSPF.
1- IP
O endereço IP é um número único que identifica um computador ou dispositivo ligado a uma rede que se comunica através do protocolo de redes TCP (Transmission Control Protocol). Para entendermos melhor o IP devemos conhecer primeiro o TCP. Um protocolo de rede é como um idioma, se duas pessoas estão conversando em idiomas diferentes nenhuma entenderá o que a outra quer dizer. Com computadores ocorre uma coisa semelhante, dois computadores que estão ligados fisicamente por uma rede devem "falar" o mesmo idioma para que um entenda as requisições do outro. O protocolo TCP padroniza a troca de informações entre os computadores e torna possível a comunicação entre eles. É o protocolo mais conhecido atualmente pois é o protocolo padrão da Internet. O protocolo TCP contém as bases para a comunicação de computadores dentro de uma rede, mas assim como nós quando queremos falar com uma pessoa temos que encontrá-la e poder